quinta-feira, 9 de maio de 2013

O que semeia...



            Deus é misericordioso. Deus é bom. Ele é paciente. Ele perdoa pecados. Justifica. Lava. Regenera. Adota-nos em Cristo. Nos chama para sermos seus. Dirige e nos orienta. Consola e ajuda. Dá bênçãos. Derrama da sua graça e favor, mesmo que não mereçamos. Deus é tudo isso e muito, muito mais. Mas nos esquecemos que ele também é justo.
            Existe uma coisa, um ensinamento chamado de justificação, que é o que Cristo faz quando alguém crê nele. Nossos pecados são perdoados, somos lavados. mas também somos justificados, ou seja, a justiça de Cristo é imputada, colocada em nossa conta (Romanos 3: 22). Essa justiça nos dá acesso a Deus. Entenda, sem ela nunca poderíamos nos achegar a Deus, porque, ainda que nossos pecados fossem perdoados, ainda assim estaríamos em débito com Deus.
            Mas não quero falar sobre a justificação em si. Quero trazer a lembrança algo que eu me esqueço muitas vezes, e acho que muitos esquecem: ainda que requeiramos muitas coisas de Deus, existem coisas que ele não precisa nos dar de forma miraculosa. Digo, o perdão, a sua justiça, são coisas miraculosas. Mas a maneira como tratamos cada benção, capacidade, entendimentos, dom, depende exclusivamente da maneira como eu procedo.
            Vejamos o que Paulo fala aos Gálatas no capítulo 6, versos 7 e 8: Paulo está ensinando uma verdade imutável: ninguém cai por nada. Sim, Deus é bondoso, benigno, misericordioso, mas não é tolo. Se, dentro daquilo que Deus meu deu, eu semear alguma coisa isso irei colher! Se semear uma vida espiritual baseada na minha carne, a única coisa que vou colher é corrupção. Eu não posso semear sentimentos egoístas, atitudes maldosas, rancorosas, invejas, contendas, e esperar algo espiritual disso. Eu não posso esperar que Deus vá ter um relacionamento comigo se meu relacionamento com ele se baseia no que eu quero, sem buscar um conhecimento real da vontade dele.
            Um grande problema que sempre enfrentei foi o seguinte: quando vou aos cultos, sempre ouço frases do tipo: Deus não quer ter ver sofrer, ter problemas, ter falta de dinheiro, Ele quer te dar o melhor da terra! Busque-o e ele te dará! Então, dentro das igrejas, o “buscar” se baseia somente nos cultos, no ofertar, na musica, e naquilo que o líder nos motiva a fazer. Mas no fundo não estou fazendo a vontade Dele, e sim a minha. Quando desejo simplesmente alcançar as bênçãos de Deus, isso quer dizer necessariamente: Senhor, o que eu preciso fazer para ter o que eu quero?
            Isso é semear na carne. Então muitos podem dizer: mas a palavra de Deus diz que ele quer nos fazer felizes, prósperos! Sério, onde diz exatamente isso? Sim, há muitos versículos que falam das bênçãos de Deus, e como Ele não é “mesquinho” em dá-las. Pense na seguinte questão: o que é maior, a benção ou Deus?
            Sei que muito dirão que é Deus. Podem até falar de forma automática. Mas o fato é que quem diz isso está simplesmente concordando com a questão do semear a carne. Porque não existe diferença entre Deus e benção, pois ele é o nosso tesouro, é a ele que devemos buscar! Vejamos o que Paulo diz:
            “E na verdade tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Pelo qual também sofri a perda de todas estas coisas, e as considero com escória, para que possa ganhar a Cristo.” (Filipenses 3:8).
            Com é que se ganha a Cristo? Através do seu conhecimento. E qual a finalidade deste conhecimento? Porque Deus amou o mundo de mal maneira que deu seu filho Unigenito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. E a vida eterna é esta: Que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviastes. João 3: 16; 17:3.
            A questão é essa, e só essa: Cristo não veio por outro motivo senão revelar, demonstrar, levar todos aos que nele creem a Deus. Deus é a finalidade. Não é às bênçãos de Deus, mas a Deus. O fato é que, quando separamos as bênçãos de Deus dele, estamos moldando nosso próprio deus segundo a nossa carne.
            O que quero dizer com isso? Enquanto eu semear minha vida numa eterna busca por tesouros, sucesso, fama, realização pessoal, mesmo que estas mesmas possam ser realizadas por Deus, estarei me corrompendo. Motivo: estou semeando carne.
            Então vem a pergunta: é possível dar essas coisas para um crente mesmo que ele esteja se corrompendo? Sim. Base:
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:10.
Nossa geração tem seguido um caminho pelo qual a bênçãos de Deus são maiores do que Ele próprio. Deus então dá. Se ele é bom para com os bons e maus, porque seria diferente conosco? (Lucas 6: 35).
Esse é problema das bênçãos de Deus serem parâmetros para muitos cristãos hoje: elas nãos significam nada. Mas quando minha vida se dirige a um ponto, onde, independente das circunstancias, minha busca é Cristo, ou seja, ser parecido com ele, aí sim, estarei semeando no Espírito. Base: Quando se semeia, se espera frutos, não é mesmo? Vejamos:
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5: 22
Porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça e verdade. Efésios 5: 9.
O interessante notar é Paulo não fala de frutos, mas de um fruto. Ou seja: Paulo fala de que o semeia no Espírito terá como fruto o caráter de Deus, que é a maior prova que um crente pode ter de que ele tem andado com Deus.

           
            

2 comentários:

  1. A Paz de Cristo, vim conhecer seu blog e gostei muito deste post particularmente. Concordo com o irmão, por isso gostaria de deixar o convite para visita.
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    A propósito caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo aqui o convite. Será uma alegria!

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  2. Amém, amada! Vou seguir! E se puder, siga o meu também! Graça e paz.
    Em Cristo, Eliel

    ResponderExcluir

Comente com temperança e mansidão. Se de alguma forma não concordar com alguma coisa, ou verificar algum erro ou discordância com a Bíblia, esteja livre para comentar. O Objetivo deste blog é simplesmente compartilhar com os irmãos em Cristo sobre a necessidade da genuína transformação através da Palavra de Deus. Por isso, vigie, não use palavras de baixo calão, acima de tudo, que seja sempre para edificação