sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cristo, como Centro e não como meio



            Lendo as cartas paulinas vejo um conjunto de ideias e teologias, ensinos e encorajamentos muito mais baseados em ações, do que necessariamente coisas espirituais, digo, revelações que abrangem mais o mundo espiritual do que o carnal. Mas ainda que suas cartas revelem preocupações cotidianas e comuns, desde a maneira como se deve andar no mundo, como encarar o passado e a nova vida em Cristo, do casamento, da vida de solteiro, de obreiro, pode existir muitas linhas de raciocínios, mas todos eles levam a um ponto: Jesus Cristo.
            Uma igreja, uma vida cujo centro está em Cristo pode sim passar por altos e baixos. Paulo, em Filipenses 4: 11 a 13 fala que experimentou diversas situações e experiências, de honra ou humilhação, de abundância como escassez. Infelizmente, nossas igrejas tem ensinado um evangelho onde não se aceita tais coisas. É um tanto deplorável que, ao ler as escrituras, encontremos um evangelho tão claro quanto a vida, e encontrar em muitos lideres e pregadores que floreiam tudo, e mesmo o sofrimento, que deveria servir de amadurecimento, crescimento (Romanos 5: 3 a 5) é pregado como um meio de chegar aos objetivos, que vãos desde bênçãos financeiras a curas e milagres.
            A impressão que passamos a muitos é aquela que é vida por eles. Em Efésios 4: 17 a 19 Paulo diz que por causa da ignorância e dureza de coração os gentios se entregam a todo tipo de impureza. Ora, qual a cura para a ignorância senão o conhecimento, qual o antídoto para a dureza de coração senão o amor de Deus revelado no evangelho de Cristo? Mas se ouvirmos as pregações que são ministradas em muitos púlpitos veremos desde a severidade de um evangelho legalista a um bel prazer evangélico baseado em sentimentos, onde a experiência está acima de qualquer coisa, e objetivos desta vida são os alvos que todo cristão deve buscar. Está muito difícil ouvir mensagens onde o evangelho é simplesmente proclamado do que deturpado.
            O que é um evangelho deturpado? Um evangelho onde Cristo é apenas o meio. O princípio é minha vontade, e Cristo é meio pelo qual minhas vontades são satisfeitas. O problema é qualquer pessoa, mesmo não sendo cristã pode vir atrás disso. Cristo é luz, e luz faz duas coisas: brilha e manifesta as trevas. O que nosso evangelho tem apresentado é isso?
            Porque tanta ênfase na pregação? Porque a fé vem pelo ouvir a pregação, o evangelho. Paulo diz que aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação da cruz. Ninguém nunca vai ser salvo ouvindo ou cantando músicas. Sim, elas podem chamar a atenção de muitos, mas é vergonhoso estarmos vivendo numa geração onde o dom da pregação é taxado de chato, e é menosprezado. Não podemos nos esquecer que a salvação de Cristo é manifesta na obra do calvário, profetizado pela palavra de Deus. É o evangelho que é dito como poder de Deus.
            Amados, sejamos sinceros: o que temos ouvido nos púlpitos hoje é palavra de Deus, ou nossos desejos verbalizados por pregadores fracos, medrosos que tem medo de pregar uma palavra que vai além de nossas necessidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com temperança e mansidão. Se de alguma forma não concordar com alguma coisa, ou verificar algum erro ou discordância com a Bíblia, esteja livre para comentar. O Objetivo deste blog é simplesmente compartilhar com os irmãos em Cristo sobre a necessidade da genuína transformação através da Palavra de Deus. Por isso, vigie, não use palavras de baixo calão, acima de tudo, que seja sempre para edificação