segunda-feira, 8 de abril de 2013

Hinos e intimidade com Deus


            Uma das frases mais proferidas por cantores da musica gospel é a chamada intimidade com Deus. A ideia é de que quanto mais íntimo de Deus, mais a pessoa é livre para adorar, louvar, e que íntimos de Deus não tem qualquer vergonha de expressar esse louvor das maneiras mais variadas, desde simplesmente levantando as mãos até pulando, deitando, sendo alguns até mesmo irreverentes, dando risadas e imitando animais.
            Como sempre, precisamos estar atentos a exageros. Sou jovem. Gosto de uma bateção de lata, como dizem os mais experientes. Creio que hinos ritmados, alegres, tenham um papel no dia a dia do crente. Afinal de contas, a alegria e o jubilo fazem parte da vida do cristão. Mas temos que estar atentos a exageros, pois geralmente eles mais produzem confusão do que edificação. Vide as unções estranhas que tem sido ministrada por várias igrejas.
            Gosto de 4 por 1, PG, e até mesmo alguns hinos de Fernandinho. Curto mesmo são algumas bandas americanas, como Casting Crows, Third Day, até mesmo porque virou moda simplesmente traduzir musicas. Isso é muito bom em algumas canções, como a do PG, em Quem Sou Eu, musica original do Casting Crows¸ Who i am. E quando digo curto, digo que sou edificado por hinos deles, mas não sou , como muitos gostam de dizer. São irmãos como nós, propensos a erros e enganos, e eles podem se refletir em suas musicas.
            O problema principal é que a nossa juventude tem sido edificada sobre letras de hinos e canções que não podem ser levadas ao pé da letra. Pessoalmente, isso quer dizer, opinião pessoal baseada no meu gosto, não gosto de hinos em que o ego é amaciado e é cantado um evangelho egoísta, autossuficiente, vingativo. Há aqueles que se edificam apenas com a melodia, e nem pensam muito no que cantam, mas há aqueles que chegam a trocar versos bíblicos por refrãos de músicas. Tudo bem quando este é baseado num trecho da bíblia, ou mesmo faz uma interpretação sadia da fé (como se esquecer de Deus Cuida de Mim, Escudo, Além do Rio Azul, Projeto no Deserto, Rompendo em Fé, entre outros). Mas quando um crente diz que sua vitória tem sabor disso ou aquilo, e que seus inimigos vão assistir você num palco, isso realmente preocupa.
            Também me preocupam hinos que simplesmente repetem refrãos exaustivamente, verdadeiros mantras. Isso tem nome: terapia musical. Muitas faculdades psicologia têm cadeiras que ensinam o poder da musica no emocional da pessoa, interferindo diretamente na batida cardíaca, pulsação, respiração. São musicas que pegam pequenos trechos bíblicos e provocam uma catarse coletiva, não baseada no poder de Deus, mas numa chocante manipulação de emoções.
            Há um grande numero de crentes incautos que, por sentirem essa ou outra sensação, creem que suas bandas favoritas não somente são usados, como podem até mesmo profetizar coisas sem a necessidade de se fazer qualquer meditação ou provação bíblica. Com isso, temos em cena um Brasil evangélico levado por ícones da música, que muitas vezes não tem a menor preocupação com a mensagem que levam desde que junte pessoas e venda. Mais uma vez: não estou condenando nenhum grupo ou cantor específico, apenas alertando a necessidade de sabedoria bíblica ao se ouvir um hino. Sim, precisamos de discernimento até mesmo para coisas que deveriam fazer parte da nossa vida cristã.
            Esse é um parâmetro que possuo ao ouvir um hino, ler um livro ou até uma pregação. Não é algo quadrado, mas me ajuda a discernir o que me edifica e o que pode, no mínimo, ser perda de tempo:
-O tema central deve ser o amor de Deus, Cristo, seu perdão, a obra do Espírito Santo.
-Deve levar meus pensamentos a Deus, e não ao meu eu, meus projetos, sonhos, conquistas.
-Deve me edificar com coisas bíblicas, não com psicologia, humanismo.
-se for um testemunho, que glorifique a Deus, não a ele mesmo.
-deve possuir coesão.
            É muito fácil se deixar levar por hinos de fogo, emocional. Mas para mim, o único valor de um hino é ele exaltar a Deus, não aos meus desejos e carnalidades. Deixo aqui um exemplo de hino que me leva a Deus. Poderia mostrar outro que faz o contrário, mas, como a igreja hoje é levada por gostos, e não pela palavra, deixemos assim.
            Ah, e antes que esqueça: quer saber o que é intimidade com Deus? Leia a bíblia e vai ver que isso vai muito além de arrebatamentos emocionais. Intimidade com Deus é santidade, e santidade é um caminho, não um momento especifico.
           
           Hinos que me levam a Deus




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com temperança e mansidão. Se de alguma forma não concordar com alguma coisa, ou verificar algum erro ou discordância com a Bíblia, esteja livre para comentar. O Objetivo deste blog é simplesmente compartilhar com os irmãos em Cristo sobre a necessidade da genuína transformação através da Palavra de Deus. Por isso, vigie, não use palavras de baixo calão, acima de tudo, que seja sempre para edificação