sexta-feira, 31 de maio de 2013

Que Preciso Fazer?


            O que eu preciso fazer para herdar a vida eterna?
            Esta é uma pergunta recorrente nos evangelhos, e já vi muitos pregadores usarem esta pergunta para levarem a muitos a crer que a salvação é conquistada. Na realidade, todas as vezes que um fariseu ou qualquer outro perguntava a Cristo o que era “necessário” para ser salvo Jesus propunha um desafio (o moço rico deixar suas riquezas, Mateus 19: 21), ou ensinava que essas pessoas precisavam até mesmo romper os limites do preconceito nacionalista ou religioso (Lucas 10: 25 a 37).
            Lendo alguns materiais na internet, seja por testemunhos, vídeos no youtube, ou mesmo estudos em blogs e sites evangélicos percebo que grande parte dos que se dizem crentes possuem um alto senso de justiça própria, isso é, gostam de se gabar de suas visões, pensamentos, atitudes, e de maneira perigosa levam uma mensagem centralizada na vontade humana.
            Quando encontramos nos evangelhos a resposta dessa pergunta, como herdar a vida eterna, sempre encontramos a mesma resposta: não depende de nós. Jesus disse que era impossível o homem salvar a si próprio através da sua vontade (Mateus 19: 25, 26). Isso não significa que o homem não precisa fazer nada, mas que tudo o que ele venha a fazer é por vontade de Deus (Filipenses 2: 13).
            Esse é um embate centenário, entre calvinistas e arminianos, sobre o peso da decisão do homem na salvação e operação contínua dela. Para os calvinistas, Deus elege e predestina, e faz o crente fiel perseverar na salvação. Para o arminianos a salvação é sinérgica, ou seja, é trabalho entre a vontade de Deus e decisão humana. Eu não quero entrar em méritos e deméritos, até porque o objetivo deste blog nunca foi trazer questões teológicas divergentes. O meu enfoque não é calvinista ou arminianista, é simplesmente trazer à consciência que o conhecimento da salvação só nos é possível porque Deus se revelou a nós em Cristo. Se você crê que a salvação pode ser perdida ou não é uma coisa. Agora que a graça e misericórdia foram reveladas somente por causa do amor de Deus, isso é inquestionável.
            Existe um grande perigo ao defender-se essa ou aquela posição quando nossas convicções baseiam-se apenas em questões periféricas. Deus me salvou e me tirou das drogas. Então, a experiência pela qual passei esta acima de qualquer outra revelação. Eu sou assim, fui salvo assim e se Deus não me mudou, quem pode mudar? Eu odeio religião porque ela só condena! Uma pessoa só é salva quando ela deixa de fazer isso ou aquilo; ela só pode ser batizada se...
            A minha convicção é que maneira pela qual Deus opera na salvação pode ser diferente entre uma pessoa e outra, mas o meio por qual ela é revelada e é continuamente edificada é mesma para todos, sejam calvinistas ou arminianista, sejam drogados, prostitutas, com depressão, homossexuais, pessoas comuns que nunca fizeram nada demais: somente pelo evangelho podemos conhecer o poder Deus (Romanos 1: 16).
            Só podemos ver transformações de vida se for pregado o evangelho. Não podemos dar uma lista, ou um conjunto de regras, passos ou atitudes que uma pessoa deve tomar para aceitar a Cristo. O pior e mais detestável evangelho que pode ser pregado é aquele que atende muitas demandas, sejam elas sociais, psicológicas, emocionais, físicas ou familiares. Porque, no final, isso não é evangelho. É boa ação, que por mais moralista que seja, baseia-se em no orgulho, na auto independência.
            Qual é o verdadeiro evangelho? Aquele que, por meio da cruz de Cristo, evidencia o pecado que há nós, nos trazendo à realidade divina, que estamos sob sua ira, sendo filhos da perdição, e que oferece, demonstrando o amor de Deus no seu Filho, a salvação, sendo que existem apenas duas atitudes: ou crer e ser salvo, ou não crer e ser condenado. Creio que nós, crentes, se estivermos mais preocupados e conhecer e viver este evangelho, do que criar métodos de mais pessoas fazerem para herdar a vida eterna, o poder do Espírito Santo seria muito mais evidente na nossa vida.

           
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com temperança e mansidão. Se de alguma forma não concordar com alguma coisa, ou verificar algum erro ou discordância com a Bíblia, esteja livre para comentar. O Objetivo deste blog é simplesmente compartilhar com os irmãos em Cristo sobre a necessidade da genuína transformação através da Palavra de Deus. Por isso, vigie, não use palavras de baixo calão, acima de tudo, que seja sempre para edificação