terça-feira, 2 de abril de 2013

Vinde a mim



            Estava trabalhando hoje e o Espírito Santo me lembrou de uma passagem muito conhecida do livro de Mateus. Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei (Mateus 11: 28). Então, depois de algum tempo de meditação, o Espírito Santo me trouxe uma visão um pouco diferente. Vou tentar explicar, ainda que seja maravilhoso quando o próprio Espírito prega pra você. Se você já sentiu isso, sabe do que estou falando.
            O primeiro ponto é que este é um versículo usado geralmente de maneira evangelística, ao pregar para um ímpio. Contudo, vamos pensar no seguinte: quem é que não sente cansado e oprimido? Alguém é capaz de trabalhar durante o dia e não se sentir cansado? Quem é que, de alguma forma, não é oprimido por algo, por problemas, por questões que precisam ser resolvidas, ou que não tem solução? Creio que todos nós levantaríamos a mão.
            A questão é: por quê? Resposta: o pecado.
            Nós temos o costume de colocar a culpa de tudo em terceiros. Lembro-me da época em que o presidente Fernando Henrique Cardoso privatizou algumas empresas nacionais, terceirizando nossa água, luz e afins. Na época houve criticas, discussões sobre o peso disso em longo prazo. O caso é que os cristãos de hoje em dia terceirizam tudo: problema, discussões, angústias, barreiras, doenças, questões espirituais... Tudo é terceirizado, como se o diabo tive um Self service com direito a linha 0800. Alô? Diabo? Pois é, teus demônios andam deixando meu marido um verdadeiro demônio; será que, em nome de Jesus, você não poderia sair da vida dele? Estou sendo irônico porque é isso que acontece. Dizemos tá amarrado, tá repreendido e outros verbetes pentecostais, mas esquecemos de que satanás já foi vencido e a única forma dele nos atacar é se dermos chance a ele. Isso não significa que não seremos atacados, mas a bíblia nos manda resistir (Tiago 4: 7), e que o diabo não nos ataca de repente, mas ele brama ao nosso redor (I Pedro 5: 8). Ou seja, o diabo e seus demônios nos atacam, mas não prevalecem sobre nós a não ser... Quando pecamos.
            Grande parte de nossos problemas são devidos a nossa vida não refletir o caráter de Cristo. Vi o pastor batista Paul Washer dizer isso numa pregação, e não tinha percebido como isso é verdade. Quer ver alguns exemplos?
            No serviço seu chefe ímpio resolve pegar no seu pé. Durante um bom tempo você aguenta, mas chega um ponto em que você não resistiu e resolve bater boca com ele. Qual é a nossa desculpa? O inimigo! Não. Um dos frutos do Espírito é paciência. Pedimos a Deus que nos encha do seu Espírito, e quando ele nos enche, não o faz somente com línguas estranhas e revelações. Vem junto um pacote de virtudes que só quem é cheio do Espírito pode vivenciar. O problema é que, como não lemos bíblia, não compreendemos que a tribulação produz... Paciência (Romanos 5:3). Ficamos irados, achamos que o diabo está se levantando quando na verdade o Senhor, que esquadrinha e prova nossos corações (Jeremias 17: 9,10) quer nos moldar. O motivo: preferimos botar culpa em outros quando a culpa é nossa, preferindo dar vazão à carne à ao Espírito, preferindo andar segundo a nossa própria natureza (Romanos 7: 18).
            Acho que já deu para entender. Grande parte, senão, todas as nossas angustias e tribulações são resultados do pecado. Chegamos ao final do dia cansados e oprimidos, geralmente por causa do pecado e suas consequências. A pergunta é: o que fazemos?
            Somos gaúchos e matamos no peito? Não. Vamos a Cristo.
            Há muitos irmãos que, ainda que crentes, tem levado os pecados consigo por anos e anos achando que tudo é culpa do inimigo, dos outros, da família que não entende, dos amigos traidores, do pastor que não dá oportunidade, do chefe que pega no pé e oramos para Deus derrube barreiras, quando nós somos a barreira a ser vencida. Pessoas magoadas há anos, que não liberam perdão por acharem que foram injustiçadas, achando que somente levando a causa a Deus é o suficiente. Estamos cada vez mais nos esquecendo da principal missão do Espírito na igreja: convencimento do pecado. Uma coisa que as pessoas não entendem é que o Espírito convence os crentes do pecado, não os ímpios, pois quando os ímpios se convencem do pecado automaticamente Ele os leva ao arrependimento. Os crentes precisam compreender que a principal obra do Espírito Santo na vida do fiel é a santificação. E que, quanto mais conhecemos a Deus, mais reconhecemos nossos pecados.
            Crentes cansados e oprimidos. O convite de Cristo de “vinde” não é a pecadores. O versículo anterior (Mateus 11: 27) diz: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho quiser revelar”.
            Então, quando reconhecemos que, por causa de nossos pecados, somos cansados e oprimidos, ao nos achegarmos a Cristo ele diz: eu vos aliviarei. Como? Aprenda uma coisa: a diferença entre o mundo e os cristãos é que quando ímpio olha para cruz ele vê a si mesmo, enquanto o crente tem a Cristo, e vê uma cruz vazia. Todos os dias os ímpios passam por tribulações e angustias e deitam nos seus travesseiros e reclamam de seus próprios pecados, levando todos os dias seus pecados e suas consequências, e enquanto eles não tiverem a Cristo, chegará o dia em que eles sofrerão o tormento eterno por esses pecados. Eles serão crucificados eternamente, sofrendo a ira de Deus.
            Eu e você temos a Cristo. Aleluia! O pecado já foi pago, mas precisamos confessa-los. Vamos parar de bancar os super crentes a assumir a nossa posição: filhos da misericórdia de Deus! Quando nos achegamos a Cristo e paramos de por a culpa nos outros e assumimos nossa condição de pecados, João nos disse que Ele é nosso advogado (I João 2: 1) e que por seu sangue nossos pecados são perdoados (I João 1: 7).
            Quando nos achegamos a Cristo, se cumpre a profecia de Isaías:
            Verdadeiramente ele tomou sobre si a nossas enfermidades, e as nossas dores ele levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
            Isaías 53: 4,5.
           
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com temperança e mansidão. Se de alguma forma não concordar com alguma coisa, ou verificar algum erro ou discordância com a Bíblia, esteja livre para comentar. O Objetivo deste blog é simplesmente compartilhar com os irmãos em Cristo sobre a necessidade da genuína transformação através da Palavra de Deus. Por isso, vigie, não use palavras de baixo calão, acima de tudo, que seja sempre para edificação